Assim como acontece em diversos outros países, o comércio eletrônico atrai cada vez mais os consumidores e varejistas brasileiros. Diante disso, novas oportunidades de negócios vão surgindo em nichos variados, e cabe aos empresários que estão adentrando no e-commerce encontrarem um segmento em que possam se diferenciar, para que tenham uma loja virtual bem-sucedida no médio e longo prazos.

A ascensão das vendas online, mesmo diante da recessão econômica por que o Brasil passou nos últimos anos, é devida a fatores-chave, que devem ser de conhecimento de qualquer lojista interessado em ingressar no setor. Apontamos alguns a seguir.

1. Consumidores antenados

Tornou-se bastante comum que, antes de realizarem uma compra, os consumidores façam uma pesquisa na internet, ainda que pretendam ir até lojas físicas para concluírem a aquisição. Estes compradores conectados somam 139 milhões de usuários no país. O estudo “We Are Social”, de 2017, apontou que 90% deste público navegam na internet diariamente.

2. Conveniência

Você já ouviu falar em omnichannel? A expressão é utilizada para se referir ao atendimento em diferentes canais de vendas, que possibilita a integração de lojas físicas e virtuais, prezando pela comodidade do consumidor. De acordo com as suas necessidades no momento, o cliente pode, por exemplo, fazer um pedido em uma loja virtual e retirá-lo em um ponto físico ou comprar diretamente na loja física, mas escolher por receber os produtos em casa. A ideia é acabar com as barreiras entre os mundos real e digital e proporcionar uma experiência prática e flexível aos compradores.

3. Empreendedorismo

É fácil observarmos que, especialmente durante o período de crise econômica mais acirrada, quando os índices de desemprego subiram, as pessoas encontraram formas alternativas para se manterem, mesmo fora do mercado de trabalho formal, o que favoreceu o empreendedorismo. A facilidade de abrir uma loja virtual motivou muitos empreendedores a começarem um negócio, seja vendendo produtos diretamente para consumidores ou fornecendo materiais e serviços para outras empresas, caso dos e-commerces B2B.

4. Tecnologia

O grande responsável pela facilidade de se vender pela internet é o avanço da tecnologia, que garante segurança e praticidade ao consumidor e proporciona aos lojistas sistemas de pagamento, logística e atendimento altamente eficientes. Plataformas de e-commerce, como a eCShop, asseguram uma série de funcionalidades para as lojas virtuais, que garantem aos lojistas mais tempo para se concentrar em seus produtos e estratégias de vendas, em vez de precisarem lidar com problemas em seus sites e reclamações de compradores.

5. Confiança dos usuários

Por último, mas longe de ser menos importante, outro fator que beneficia o crescimento do comércio eletrônico no Brasil é a maior confiança dos usuários no ambiente digital nos últimos anos. Não dá para negar que, na medida em que vão conhecendo as vantagens de adquirir produtos e serviços pela internet, sem precisar sair de casa, os internautas ficam cada vez mais dispostos a continuar a comprar online.

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